A prospecção é um processo através do qual as empresas identificam seus potenciais clientes, clientes e fornecedores. A maioria das empresas precisa realizar marketing para ter sucesso.
No entanto, a maioria das empresas falha porque não sabe como prospectar de forma eficaz. Um comprador em potencial procura fornecedores em potencial e faz uma oferta com base no que aprende. Ele deve estar disposto a aprender com seus erros e fazer as correções necessárias ao realizar a prospecção.
Em primeiro lugar, uma empresa deve identificar seus clientes-alvo para obter seus corações e mentes. Nesse sentido, você está convencendo as pessoas a comprarem seu produto ou serviço. Você faz isso comunicando-se com as pessoas e ganhando sua confiança e cooperação.
Existem diferentes maneiras de direcionar seus clientes potenciais, incluindo:
pesquisas;
entrevistas;
grupos de foco;
grupos de redes sociais.
Por fim, encontre o que funciona melhor para você e use-o de forma consistente para identificar seus clientes-alvo.
Depois de identificar seus clientes-alvo, você pode determinar quais de seus produtos ou serviços eles comprariam com mais frequência.
Você pode então adaptar sua abordagem de vendas de acordo para aumentar a probabilidade de uma venda bem-sucedida.
Como encontrar o público-alvo da minha empresa?
Para descobrir quem são seus clientes-alvo, pergunte a eles e aprenda com seus erros.
A maneira mais fácil de descobrir quem são seus clientes-alvo é perguntando diretamente a eles.
Você também pode usar as mídias sociais para aprender sobre clientes em potencial, como Facebook, Twitter, LinkedIn e muito mais.
Você também pode pesquisar grupos que lhe interessam e segmentar esses grupos específicos diretamente com suas mensagens.
Você também pode perguntar aos clientes existentes que usam seus serviços se eles podem recomendar alguém que atenda aos seus critérios.
Os clientes existentes são um bom recurso porque eles entendem as implicações de comprar de você, então eles tendem a ser mais diretos com as informações.
Sempre dê aos clientes em potencial muitas opções para que eles se sintam respeitados ao tomar uma decisão sobre seu produto ou serviço.
Cuidados durante a prospecção de vendas
Não se comprometa demais com novos clientes antes de saber com quem está lidando.
É fácil usar todos os recursos disponíveis ao realizar atividades de prospecção.
Muitos vendedores cometem o erro de se comprometer demais concentrando toda a sua energia em um cliente durante o processo de vendas.
Isso leva a tentativas fracassadas porque o cliente não compra dele novamente - enquanto o vendedor assume que fez uma venda com aquele cliente.
Na realidade, quase sempre há espaço para mais negócios de qualquer cliente, independentemente do tamanho do pedido que ele fizer com você.
No entanto, pode ser difícil para os vendedores superar seus instintos naturais ao vender para grandes organizações ou agências que têm muitos clientes recorrentes.
A melhor maneira de mitigar o risco ao lidar com grandes agências é estabelecer expectativas claras do processo de vendas com cada novo cliente que você aborda.
A prospecção é essencial para empresas de todos os tipos - mas é difícil para não profissionais sem experiência em vendas ou campanhas de marketing.
Uma empresa deve primeiro identificar seus clientes-alvo para que possa obter sua cooperação e confiança antes de fazer qualquer esforço de vendas.
Depois de identificar clientes em potencial, aprenda com seus erros não se comprometendo demais com nenhum cliente antes de saber quem eles são e corrigindo quaisquer erros cometidos ao interagir com eles.
E, finalmente, esteja sempre pronto ao lidar com novos clientes em potencial, porque sempre há negócios por aí que você pode transformar em vendas lucrativas para si mesmo!
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