top of page

Como o inverno afeta o comportamento do consumidor online?

Atualizado: 27 de mai.

O inverno é uma época do ano que traz muitos desafios e oportunidades para os empreendedores. O comportamento do consumidor muda de acordo com as temperaturas, as necessidades e os desejos.


Pedro Camargo é referência em neuromarketing e comportamento do consumidor, entende muito bem como as estações do ano influenciam nosso modo de viver e de comprar. Vale a pena assistir.


Por isso, é importante saber como se adaptar e aproveitar as vantagens dessa estação.

Uma das principais características do inverno é o aumento do consumo de produtos e serviços relacionados ao conforto, ao bem-estar e à saúde.

As pessoas tendem a ficar mais em casa, a consumir mais alimentos quentes e calóricos, a buscar por roupas e acessórios que as aqueçam e as protejam do frio, a investir em cuidados com a pele e o cabelo, a procurar por entretenimento e lazer que não exijam sair de casa, entre outras coisas.


comportamento do consumidor

Além disso, é preciso usar estratégias de marketing e comunicação que sejam eficientes e criativas, que despertem o interesse e a curiosidade do consumidor, que mostrem os benefícios e as soluções que o seu negócio pode oferecer.


6 dicas para lidar com o inverno de forma diferente são:


1) Crie promoções e descontos especiais para o período, aproveitando datas comemorativas como o Dia dos Namorados, o Dia do Amigo, o Dia dos Avós, etc.


2) Ofereça brindes, amostras ou degustações de produtos que sejam relacionados ao inverno, como chocolates, sopas, chás, cremes hidratantes, etc.



3) Faça parcerias com outros empreendedores que tenham produtos ou serviços complementares aos seus, criando combos ou pacotes que sejam atrativos para o consumidor.


4) Invista em uma comunicação visual que seja condizente com a estação, usando cores, imagens e elementos que remetam ao frio, à neve, ao aconchego, etc.


5) Use as redes sociais para interagir com o seu público, compartilhando conteúdos relevantes e úteis sobre o inverno, como dicas de saúde, de moda, de gastronomia, de lazer, etc.


6) Aproveite o inverno para se capacitar e se atualizar sobre as tendências e as novidades do seu mercado, buscando cursos, palestras, workshops, livros, podcasts, etc.


Por fim, o inverno pode ser uma ótima oportunidade para o empreendedor se diferenciar da concorrência e fidelizar os seus clientes.


Basta saber como se adaptar e como oferecer o melhor para o seu público.


Aqui na Conteúdo Singular você aprende mais com dicas de marketing digital práticas e validadas, clique no banner e confira!

Comments


bottom of page