Como ter uma loja virtual de sucesso

Aprenda de forma rápida e eficaz como ter uma loja virtual de sucesso

Talvez você não tenha pensado ainda em como ter um site de vendas de sucesso, pois, não refletiu sobre o valor da imagem da sua empresa na Internet.

Atualmente, são 116 milhões de brasileiros conectados, segundo dados do IBGE, onde, grande parte deles, são pessoas que em meio à passatempos nas redes sociais, estão em busca de algo.

A internet é o novo guia, ou, você ainda não escutou o termo '' Dá um Google'', em alguma conversa de amigos ou até mesmo no trabalho para buscar algum fornecedor de matéria prima, por exemplo.

Pois é, pessoas comuns buscam produtos de pessoas de negócios. Portanto, se há necessidade, há demanda.

Além disso, em períodos de crise econômica e política, verifica-se um aumento nas buscas por empresas e seus respectivos produtos, com o objetivo de encontrar alternativas de preço e qualidade.


O algorítimo do Google


Acredite, o Google está empenhado em garantir a melhor experiência para o Vítor, um comprador que trabalha na empresa do ramo de plásticos, a BiSa.

Vitor, recentemente teve de fazer uma pesquisa por empresas que fornecem uma matéria prima específica, da qual, será agregada em um novo produto que a BiSa está desenvolvendo.

O comprador, teve facilidade em encontrar duas empresas durante uma pesquisa no google, com o objetivo de cotar a matéria prima em questão.


Logo, ele encontrou A empresa QuattroK e MobUs.


Fabio, dono da empresa 100% nacional, a QuattroK que comercializa em grande escala, matérias primas commodities e especiais, sabe o quanto é importante a divulgação de seus produtos pela internet.

Ele entende que há concorrência mesmo no universo online, mas isso não o preocupa, pois, todo o portfólio de produtos da empresa QuattroK, tem descrições e imagens relevantes, que são complementadas com informações técnicas de polímeros e sua devida aplicação.

Fábio, ouviu de vários clientes e colaboradores, que isso foi o fator de decisão na escolha da QuattroK para fornecimento de matérias primas.


Hoje em dia, Fábio, sabe como ter um site de vendas de sucesso, isso porque, quando ainda era um microempreendedor, buscou ajuda especializada para melhorar sua visibilidade na internet, o que lhe trouxe excelentes resultados financeiros.

Continuando, o site da QuattroK tem uma página especial sobre produtos e ainda possui um canal de contato online, que sua equipe de vendas internas atende simultaneamente, de forma rápida e eficiente.

Diferente da empresa de Fabio, a MobUs, tem uma página online bem precária em termos de informações de produtos, com poucas imagens e textos genéricos que não valorizam, nem descrevem a aplicação dos produtos e serviços da empresa.

Vitor, o comprador, teve dificuldade em contatar a equipe de vendas da MobUs, pois, o e-mail de contato disponível, estava com problemas de envio, e só teve retorno do vendedor após 3 dias de contato feito por telefone.

As informações e experiência de navegação que Vitor, o comprador da BiSa, teve em contato com as duas empresas foram divididas entre seus colegas de trabalho e repassadas ao seu gerente interno.

O chefe de Vitor solicitou que ele escolhesse a empresa que, além de preencher os requisitos necessários para homologação, fosse aquela em que o contato é garantido como mais seguro e rápido, que inspira confiança para eventuais prioridades.

Foi assim que Vitor escolheu a QuattoK para iniciar a parceria como novo fornecedor da matéria prima para seu produto.

Pelo design responsivo e funcional do site, Vitor conseguiu mandar seu primeiro e-mail de compras pelo celular, antes de embarcar em um voo de negócios para a China.

Em resposta à MobUs que questionou o comprador pela decisão tomada, Vitor, não teve dúvidas em falar que precisava de uma empresa que passasse segurança desde a primeira impressão até o contato humanizado, onde encontrou na empresa concorrente.

Observa-se com o exemplo acima, a importância de sua empresa ter um cartão de visitas online, passando ao cliente, mais que dados de contato e linha de produtos.


Como ter um site de vendas de sucesso:


Em primeiro lugar, pessoas procuram mais que serviços automatizados; elas procuram valores e segurança para tomarem as decisões.

Sendo assim, as informações básicas que o site da sua empresa deve ter para que sua página online, seja seu cartão de visitas são:


  • Informações de contato atualizados;

  • Linha de produtos com imagens e descrição de produto SEO detalhadas;

  • Missão, Visão e Valores da empresa;

  • Dados de certificação atualizados do órgão correspondente do ramo ou segmento;

  • Design do site responsivo (parte visual e funcional agradável) para dispositivos móveis, como Smartphones e Tablets;

  • O site ter de conter certificação de segurança (SSL ou HTTPS), para uma boa navegação do futuro cliente;

  • Conter informações originais, livre de cópias de terceiros;

Além disso, você pode (e deve) acrescentar:

  • Informações relevantes e úteis ao seu público alvo, que tenha relação com seu produto;

  • Um blog, por exemplo, com textos dando relevância às pesquisas desenvolvidas pela empresa de acordo com a atualidade do cenário econômico ou com a preocupação com o meio ambiente;

  • Participação e interação da empresa nas mídias sociais, ou seja, quanto mais ''aparecida'' a empresa estiver nos canais digitais, maior facilidade de seu futuro cliente encontrá-la.

No entanto, estas informações devem estar de acordo com alguns requisitos exigidos pelo Google, para que facilite e assegure a boa experiência do usuário.


O Google também, é responsável por "indexar páginas como resultado de pesquisa de palavra-chave".
Ou seja, quando você busca um termo, ou palavra chave, os resultados são de empresas e blogs que apresentar conteúdos referentes à pesquisa.

Imagino que, agora, você passará a ser mais criterioso com os sites que navega, assim como, dará mais atenção ao seu próprio site.

É possível, começar aos poucos, deixando seu site cada vez mais profissional e com crescimento orgânico.

Para isso, uma ajuda de um profissional é requerida neste momento, a fim de tornar seu site de vendas um sucesso, ainda mais, por solucionar a necessidade de seu visitante e futuro cliente.


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Um profissional do Marketing de Conteúdo para Web, é quem pode se tornar parceiro de seu negócio traçando objetivos e mensurando resultados.

Certamente, posso te ajudar, basta entrar em contato, para saber como está a experiência do seu visitante em seu site e conheça o que pode ser melhorado.

Como por exemplo, o tempo de permanência dele na sua página. Sabendo disso, comece e a criar conteúdo que estimule o interesse dele para futuras negociações.

Por fim, como ter um site de vendas de sucesso é simples, a partir do momento em que você domina o que comercializa e está disposto a investir um tempo em divulgar essas informações aos seus futuros clientes.

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