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Anúncios no Instagram: vale a pena? Tem que investir muito?

Atualizado: 3 de out.

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Quando se trata de anunciar no Instagram, muitos ainda sentem dúvidas ou mesmo, acham que não funciona. Se questionam se vale a pena e se tem que investir muito para ter resultado. 🤯



Vou responder agora essas dúvidas, de acordo com meus estudos e experiências na plataforma.


1) Anúncios no Instagram: vale a pena?

Vale a pena anunciar no Instagram sim!


Desde que seu anúncio cumpra um objetivo e ele próprio tenha uma mensagem direta e atraente, ao ponto de quem vem o seu anúncio já se identificar rapidamente com sua empresa e entender como seu negócio ou produto pode ajudar.


👉 Para fazer o anúncio valer a penas é preciso "arrumar a casa" como gosto de chamar. Isso é essencial para que a pessoa que visitar sua página entenda qual é o seu diferencial o que seu negócio tem a oferecer à ela.


Isso deve estar claro o suficiente, para que você aproveite ao máximo a visibilidade gratuita que é ter uma conta no Instagram.

Comece arrumando a bio do perfil da sua página Instagram


👉 O básico do básico e muitos falham! Nela você deve incluir:


  • O que você oferece de produto ou serviço

  • Informações de contato e endereço;

  • Desde quando ou quantos clientes já atendeu.

  • Chamada para ação: entre em contato, compre no link abaixo, acesse os stories, etc.


Use esse pequeno espaço ao seu favor! Coloque nele aquilo que aumente o interesse da pessoa em comprar de você por meio daquilo que você se diferencia!



Mantenha-o atualizado conforme o andamento da sua empresa: acompanhando promoções sazonais, novidades de produtos ou serviços. A bio é para ser viva.


2) Destaques do Instagram: seu mini de site de graça, já parou para pensar nisso?


O sucesso dos anúncios no Instagram passa por um perfil atualizado!


👉 Com os Destaques, você mantém seu público engajado e oferece uma experiência similar à de um site próprio – um recurso muitas vezes subestimado, mas que pode ser seu grande diferencial na plataforma.


Destaques atualizados no Instagram são um diferencial! Eles garantem que a pessoa que chega do seu anúncio esteja mais motivada e com uma compreensão completa do que você oferece, eliminando dúvidas e otimizando a comunicação.

3) Tem que investir muito para ter resultado com anúncios no Instagram?


Vamos fazer um cálculo básico. O preço do anúncio por dia em média (conforme o dólar) é de

R$ 6.


👉 Em um mês de anúncio ativo, você vai precisar de R$ 180.


O preço mensal de um profissional de anúncios varia de R$ 500 até acima de R$1000 conforme sua expertise em gerar resultados e vale a pena consultá-lo para saber se sua conta está preparada para anunciar ou se requer melhorias para valorizar o investimento.

Esse valor para o objetivo de Reconhecimento é Ok.

👉 Lembre-se que quanto maior o orçamento diário, mais pessoas vão ver seu anúncio. Começar com o mínimo é importante para você entender a ferramenta e o que pode-se ter de retorno com ela.


Para anúncios de mensagem WhatsApp, Direct e Compras, o orçamento diário precisa ser maior, a partir de R$ 15 por anúncio. Isso se deve a alguns fatores como:


  1. pessoas predispostas a comprar ou enviar mensagem são mais valiosas e a concorrência também busca por elas.

  2. por serem mais procuradas, o leilão para ter a atenção dela também custa mais;

  3. para alcançar um volume maior de mensagens e compras diárias, seu investimento em anúncios precisa ser proporcional ao crescimento desejado em vendas.


Tanto o Instagram, e aqui vale falar até do Google Ads, possuem um tempo de aprendizado de máquina: os anúncios passam a ser otimizados / melhorados depois de uns 7 dias de veiculação. Ou seja, antes disso, você pode ter resultados imprecisos ou baixos.

👉 Mas isso não é motivo para desanimar! Pelo contrário, o profissional fará um acompanhamento e o cliente também!


A comunicação durante a veiculação do anúncio é fundamental para a assertividade e satisfação de ambos.


4) Vou ter retorno no mesmo que investir no Instagram?

O anúncio, seja no Instagram ou em qualquer outra rede online e mesmo offline, é parte de um processo e não responsável por um todo.


Ele ajuda a propagar a imagem e a mensagem que sua empresa quer transmitir.

Logo, o retorno é um resultado da sinergia entre o anúncio chamativo, um perfil preparado para converter, a clareza da sua oferta e o processo de vendas que se segue.


👉 O anúncio inicia a jornada, mas o retorno pleno depende de toda a sua estratégia de negócio e do seu empenho em nutrir e converter esses contatos em clientes fiéis."


5) Seu post ou criativo é parte fundamental do anúncio

Lembra dos comerciais memoráveis da TV?


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Pois bem, você não precisa de uma superprodução para transmitir sua mensagem como antigamente. O que você precisa, sim, é de um anúncio chamativo, que seja relevante para seu produto ou serviço e contenha informações básicas e precisas.

✅ Além da parte visual impactante, o conteúdo da legenda também é indispensável: deve trazer informações extras e seu contato, facilitando a interação e a conversão.


Um conceito que aprendi na escola e me ajuda muito em montar um anúncio, em falar de um produto ou serviço é pensar na construção de um texto dissertativo: com começo, meio e fim.


No começo: Aqui, o objetivo é prender a atenção do seu público e apresentar o problema ou a necessidade que seu produto/serviço resolve.


✅ É o gancho! Pense em uma frase impactante, uma pergunta que ressoa com a dor do cliente, ou uma promessa clara do que ele irá obter. É o momento de despertar a curiosidade e fazer com que a pessoa queira continuar lendo ou assistindo.


No meio: Esta é a parte do desenvolvimento da sua ideia. Você vai aprofundar na solução, explicando como seu produto ou serviço funciona, destacando seus principais benefícios e características.


✅ É onde você mostra o valor, apresenta provas sociais (se houver), diferenciais e responde às possíveis objeções. Crie um cenário onde o cliente se vê utilizando o que você oferece e colhendo os resultados positivos.


No fim: É a conclusão e, mais importante, a chamada para ação (CTA). Relembre o principal benefício ou a transformação que seu produto/serviço proporciona.


Em seguida, diga ao seu público o que eles devem fazer a seguir, de forma clara e direta: "Compre agora", "Saiba mais", "Entre em contato", "Visite nosso site", "Agende uma demonstração".


✅ É o momento de guiar o cliente para o próximo passo e fechar a ideia que foi apresentada e desenvolvida.


Concluindo, todos os seus posts se criados com o propósito de serem anunciados ou de falarem sobre seu negócio, já vai ser "meio caminho andado" na conversão desejada.

✨ Por fim, o Instagram é a sua porta de entrada para o sucesso no mercado local. Com anúncios inteligentes e um perfil que reflete verdadeiramente seu propósito de negócio, sua empresa não só aparece, mas também se conecta e vende para o público certo aqui na sua região.


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