Marketing Jurídico: Regras e Conteúdo Para Instagram
- Glaucia Santos

- 29 de abr. de 2023
- 3 min de leitura
O marketing para advogados no Instagram é uma forma de divulgar os serviços jurídicos e a marca do escritório por meio de uma rede social que tem mais de 130 milhões de usuários no Brasil.

Alguns dos benefícios do marketing para advogados no Instagram são:
Aumentar a visibilidade e a autoridade no mercado, mostrando conhecimento e experiência sobre temas jurídicos relevantes para o público-alvo;
Atrair e fidelizar clientes, oferecendo soluções para suas dúvidas e problemas, gerando confiança e credibilidade;
Apresente um diferencial competitivo e uma proposta de valor única que lhe destaque da concorrência;
Otimizar o tempo e a produtividade, criando um portfólio de conteúdos que podem ser utilizados em diversas situações e canais de comunicação.
Marketing digital advogados: veja as regras da OAB
O marketing para advogados no Instagram é permitido pela OAB, desde que respeite as normas éticas e as limitações impostas pelo Código de Ética e Disciplina da Advocacia.
Algumas das regras que devem ser seguidas pelos advogados no Instagram são:
Não fazer propaganda ou oferta de serviços de forma direta ou indireta, como por exemplo, usar frases como “contrate agora”, “ligue já”, “faça seu divórcio e ganhe um testamento”, etc;
Não informar honorários, condições de pagamento ou formas de contratação;
Não oferecer consultas gratuitas ou por telefone;
Não usar cores exageradas, fotos dos prédios dos tribunais ou imagens que comprometam a sobriedade da profissão;
Não enviar mensagens não solicitadas ou spams para potenciais clientes;
Não captar clientela de forma ativa, induzindo à contratação dos serviços ou estimulando o litígio.
Marketing Jurídico: Conteúdo para Instagram
Ok, você já sabe que há regras da OAB no que diz respeito ao marketing no Instagram, mas e agora? Qual tipo de conteúdo os advogados devem criar para sua conta comercial no Instagram?
O marketing para advogados no Instagram deve ser baseado no compartilhamento de conteúdos informativos e orientativos sobre temas jurídicos, por exemplo, direito imobiliário e regularização de imóvel, com o objetivo de educar, informar e engajar o público-alvo.
E se pararmos para pensar por um instante, questões como urbanização tratadas pelo direito imobiliário, são cada vez mais necessárias, ajudando assim, a população em ter mais consciência dos benefícios e deveres, tornando um lugar bom para todos viverem como cidadãos.
Algumas das dicas para fazer um bom marketing para advogados no Instagram são:
1. Definir o público-alvo e a persona, ou seja, para quem o advogado vai escrever e o problema que ele pretende resolver;
2. Usar todas as mídias disponíveis, como texto, imagem, vídeo, stories, reels, IGTV, Meta Channel;
3. Produzir conteúdos de qualidade, relevantes, originais e atualizados sobre assuntos jurídicos da área de atuação do advogado;
4. Usar técnicas de copywriting e storytelling para deixar o conteúdo mais atrativo e envolvente;
5. Usar técnicas de SEO para otimizar o conteúdo e aumentar as chances de ser encontrado pelo público-alvo;
6. Interagir com os seguidores, respondendo comentários, dúvidas e mensagens diretas;
7. Analisar os resultados (insights) e ajustar as estratégias conforme os dados obtidos.
Marketing jurídico digital no Instagram vale a pena?
Com tantas regras para criar conteúdo e ainda ter que administrar o escritório na vida real, muitos advogados se questionam o quanto vale a pena usar as redes sociais para divulgar seu trabalho.
A exposição nas redes sociais é positiva quando você constrói uma imagem a médio e longo prazo, trazendo vários benefícios para você, profissional advogado e advogada:
No início de carreira, é vantajoso você criar um relacionamento com as pessoas, criando sua audiência;
Já o profissional consolidado, consegue criar conexões profissionais valiosas, trocando conhecimentos e melhorando seus resultados no trabalho.

Essa estratégia de marketing é essencial e deve ser realizada periodicamente, a fim de aumentar o alcance da distribuição do seu conteúdo, consequentemente, trazendo seguidores de qualidade e com potencial de conversão (tornarem-se clientes).
Por fim, o tema Marketing Jurídico: Regras e Conteúdo Para Instagram é bem amplo, mas você pode construir seus posts, lendo atentamente as sugestões deste artigo. Se houver alguma dúvida, conte com a Conteúdo Singular para te ajudar!



