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Passo a passo para fazer um sorteio no Instagram

Foto do escritor: Glaucia SantosGlaucia Santos

Usando como exemplo o dia internacional da mulher, compartilho aqui a minha experiência com sorteios e criei um Passo a passo para fazer um sorteio no Instagram, que se você seguir direitinho, vai fazer sucesso!


Obviamente que tudo começa pela ideia de prêmio: considere os custos e os retornos (não apenas financeiros) que esse sorteio pode trazer para seu negócio.





Depois de decidir qual das ideias de sorteio para o Dia da Mulher para negócios locais é a que você mais se identifica, é hora de colocar a mão na massa rapidamente!


Até porque essa ação de sorteio nada mais é que uma estratégia de marketing de reconhecimento, que ajuda a atrair novos clientes, com o objetivo de que eles se tornem clientes recorrentes.


Logo, considere esse esforço como um investimento, e todo gasto, como CAC - Custo de Aquisição de Cliente, além do lifetime value, ou LTV, que significa o valor total que um cliente trará para a empresa durante todo o período em que for cliente.

Considerar esses fatores ajuda a entender melhor o retorno sobre o investimento das ações de marketing e a planejar estratégias mais eficazes para captar e manter clientes a longo prazo.


Por fim, o que fazer de sorteio no dia da mulher, e a resposta da Conteúdo Singular é:

Só o sorteio rs. Ou seja, prepare-se no início de março, para que seu sorteio seja um sucesso, e digo isso por experiência própria, hein.


Passo a passo para fazer um sorteio no Instagram


Quando comecei a fazer sorteio no Instagram, primeiro para uma pizzaria local e depois para uma loja virtual de sneakers, percebi que em toda a comunicação eu precisava adequar o tom de voz para o público específico.

No caso do dia da mulher, ou em qualquer outra data comemorativa, é preciso estar atento aos detalhes para que sua comunicação seja precisa e atinja o público certo: não apenas para o sorteio, mas também, para sua futura cliente!

A seguir, deixo uma lista de como se preparar para o sorteio no Dia Internacional da Mulher, que muito me ajudou e imagino que vai ajudar você também:


  1. Definir o prêmio do sorteio no dia da mulher;

  2. Escolher o período para concorrer ao sorteio;

  3. Qual plataforma será divulgada o sorteio e qual ocorrerá a premiação;

  4. Qual ferramenta de sorteio será utilizada? É grátis? É paga?

  5. O sorteio vai ser ao vivo ou gravado?

  6. Quais regras do sorteio?

  7. Vai precisar de um designer para criar a arte do sorteio (ajuda bastante viu)!

  8. Quais posts devo fazer para agitar a galera até o dia do sorteio?

  9. Vai anunciar o sorteio para aumentar o alcance e número de participantes?

  10. Vai precisar de Gestor de Tráfego Pago? Quanto tem para investir?

  11. O sorteio despertou interesse de outras mulheres em comprar / adquirir serviços?

  12. Qual retorno / lucro obtido por meio deste sorteio?

  13. Como a sorteada vai retirar o prêmio?

  14. Até que data a sorteada pode retirar o prêmio?

  15. A sorteada autoriza uma vídeo ou foto com a empresa?

  16. Quais outros aprendizados esse sorteio trouxe? O que deu errado e o que deu certo?


Esse Passo a passo para fazer um sorteio no Instagram foi muito útil para mim, tanto quanto gestora de mídias sociais, quanto para tráfego pago, em que pude ajudar os meus clientes a terem um resultado acima das expectativas.



E a lição que posso acrescentar sobre sorteios é: “O melhor tipo de marketing não se parece com marketing” – Tom Fishburne.

Espero ter ajudado com a minha experiência, se gostou do post compartilhe com uma amiga empreendedora!


Bom sorteio e boas vendas, até o próximo post!


👉 Separei p/você: 08/03: Collabs e Ideias P/ Vender Mais no dia da Mulher 

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