top of page

Bloqueio no Merchant Center: Deturpação

Saiba de forma simples como solucionar o Bloqueio no Merchant Center em caso de Deturpação no texto a seguir, feito com a experiência da Conteúdo Singular.


O Google Merchant Center é uma plataforma online que permite aos comerciantes carregar e gerenciar listas de produtos para uso no Google Shopping. Funciona como um painel de controle onde é possível atualizar informações sobre os produtos, como fotos e preços, e integrar com outros serviços do Google.


Essencial para estratégias de marketing digital, o Merchant Center ajuda a aumentar a visibilidade dos produtos nas pesquisas orgânicas, contribuindo para o crescimento das vendas online.





O que causa o bloqueio no Merchant Center?


O Google deseja clareza e transparências nas lojas online, além disso, deseja que os usuários tenham uma boa experiência de navegação nesses sites e-commerce.

Em tese, não é difícil seguir as regras do Merchant Center, o problema é quando você começa a mexer tanto nas configurações do site, pensando mais na questão de negócio, que esquece coisas simples, muitas vezes relacionadas à escrita das informações de como a sua loja funciona.

Assim sendo, leia a parte de Deturpação do Google Shopping e mantenha atualizado em todas as regras e políticas do Merchant Center, para então, começar o trabalho de correção do seu site.


Política de troca, devolução e reembolso

Tem que seguir o que diz no Código de Defesa do Consumidor, seja claro, conciso e objetivo. Se você entrou no negócio de comércio, aprenda a tratar o cliente com transparência e respeito.


Escreva um bom texto, utilize recursos visuais, deixe partes importantes em negrito, use listas para facilitar o entendimento de tópicos e deixe seu contato de e-mail e telefone. Além disso, coloque a data da última revisão da Política para dar mais credibilidade.

Política de Privacidade

Você copiou a política de outro site sem ler o conteúdo, é provável que fique em desacordo com as diretrizes do Merchant Center, além disso, se você usou um gerador de política de privacidade, atente-se para não estar muito genérico.


Lembrando que os sites e-commerce que desejam estar listado no Google Shopping, precisam ter habilitado os cookies, além da Política LGPD adicional.


"Parece bobo, ninguém lê isso," mas o Google e suas ferramentas leem seu site inteiro.

Política de Envio e Entrega e Página de Rastreio

Deixe claro os prazos de envio e entrega de acordo com o tipo de frete oferecido, inclua uma página de rastreio, com informações claras sobre o processo de entrega do produto para o cliente.


Coloque contato de e-mail e telefone, informe possíveis atrasos e qual procedimento da empresa em casos pontuais, de forma que o cliente fique ciente e sinta-se seguro ao realizar a compra no seu site.


Não tente fazer de palhaço o dono do circo, o Google sabe mais de você do que você mesmo. Acredito que a melhor forma de trabalho é a honesta, desde o início, mesmo que você não tenha muitos clientes ou que ainda não tenha recebido avaliações.

O processo é demorado no início e muitas vezes, você precisa investir dinheiro e ter outra fonte de renda principal até que o seu e-commerce dê certo, por isso, seja honesto, invista em Google Ads, que é uma boa forma de alcançar tráfego e fazer vendas com menos esforço físico.


Bloqueio no Merchant Center

Use o search console para análise de dados do seu site

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que auxilia proprietários de sites a monitorar e otimizar a visibilidade de suas páginas nos resultados de pesquisa.


Ele fornece dados valiosos sobre o tráfego de pesquisa, desempenho e problemas de indexação, além de alertar sobre erros no site. Com ele, é possível submeter sitemaps, verificar a indexação de URLs e entender como o Google rastreia e indexa as páginas.


Essencial para SEO, o Search Console é uma peça chave para melhorar o ranqueamento e a presença online de um site.

Concluindo, no próprio Search Console você pode ter informações valiosas que podem lhe ajudar no desbloqueio do Google Merchant, além de conseguir se posicionar melhor organicamente.


Google Merchant e ADS suspenso: o que fazer?

Às vezes você diz para si mesmo que já fez de tudo, mas esse de tudo é que complica, porque você não consegue mais reconhecer o que é certo e aprovado e o que pode ter sido o motivo da suspensão.


Para aumentar seu desespero, você teve sua conta do Google ADS suspensa e neste caso, manter a calma e o foco no desbloqueio do Merchant é primordial, pois só assim, é possível conseguir reativar a conta novamente.


Por fim, te convido a falar comigo, mostrar o seu site e assim, eu te ajudar nos desbloqueio no Merchant Center, seja por Deturpação, Declarações Falsas, entre outros bloqueios na conta.




bottom of page