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Foto do escritorGlaucia Santos

Ditado camarão que dorme a onda leva: 5 estratégias de sucesso

O ditado camarão que dorme a onda leva é um ditado popular brasileiro e quando aplicamos seu conceito no empreendedorismo, muitas lições práticas podemos aprender.


Mais do que ficar de bobeira debaixo do sol, o ditado camarão que dorme significa que quem não se atualiza e não busca novas oportunidades pode perder espaço no mercado.


E vivendo a era da Inteligência Artificial, o que mais precisamos é se nos atualizar e se especializar!





Ditado camarão que dorme a onda leva

Esse ditado é uma metáfora que compara o camarão que dorme, com o empreendedor, que precisa estar sempre atento ao movimento das águas, ou seja, das tendências e demandas dos consumidores.


E a música de Beth Carvalho com a companhia do Zeca Pagodinho, não é a primeira vez que me inspira, e você pode conferir aqui outro post sobre camarão que dorme e se tornar suas vendas online um sucesso.

5 estratégias de sucesso para vendas online


Ter uma loja virtual é fácil, mas para não dormir no ponto e dar espaço à concorrência, especialmente se você trabalha com dropshipping no nuvemshop precisa estar atento à muitos detalhes.


Então, de forma prática e divertida você pode ver como não se tornar um camarão que dorme e aprender com as dicas que eu uso no meu dia a dia trabalhando na Conteúdo Singular.



Defina o seu público-alvo e crie uma persona de comprador

O seu público-alvo é o grupo de pessoas que tem mais probabilidade de comprar o seu produto ou serviço.


Uma persona de comprador é uma representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados reais e pesquisas de mercado.


Uma forma de criar uma persona de comprador é descrever as características demográficas, comportamentais, psicológicas e motivacionais do seu público-alvo.


Ofereça um atendimento personalizado e de qualidade

Para oferecer um atendimento personalizado e de qualidade, é preciso conhecer bem o seu cliente, entender as suas necessidades e expectativas, oferecer soluções adequadas e eficientes, e manter um relacionamento cordial e respeitoso.


Um bom atendimento é aquele que supera as expectativas do cliente e gera satisfação e fidelização.


Invista em marketing digital e em canais de comunicação eficientes

O marketing digital é uma estratégia essencial para qualquer negócio que queira se destacar no mercado atual.


Com ele, você pode alcançar seu público-alvo de forma mais eficaz, aumentar sua visibilidade e sua credibilidade, e gerar mais vendas e fidelização.


Para isso, é preciso investir em canais de comunicação que sejam adequados ao seu nicho, ao seu orçamento e aos seus objetivos. Alguns exemplos são: site, blog, redes sociais, e-mail marketing, anúncios online, etc.


Crie um site atrativo, seguro e fácil de navegar

Um site atrativo, seguro e fácil de navegar é essencial para atrair e fidelizar clientes.


Um site deve ter um design moderno, responsivo e adaptado aos diferentes dispositivos.


Além disso, deve oferecer conteúdo relevante, atualizado e bem organizado.


No caso de uma loja virtual de tênis, por exemplo, o site ainda deve ter atualizada a configuração do Google Merchant Center, desde garantir a proteção dos dados pessoais, segurança das transações online até uma boa descrição de produtos do seu e-commerce.


Acompanhe os resultados e faça ajustes constantes

camarao que dorme

Camarão que dorme a onda leva e se você não quer perder para as novidades do mercado, visite às feiras e workshops do seu segmento de atuação, assista vídeos sobre as novas tendências, estude o comportamento do consumidor e veja como a sua empresa pode se destacar e se diferenciar.


Assim você cria uma valor único para seu cliente, e não vai precisar fazer promoção e desconto o tempo todo, diminuindo sua receita e importância.


E tem mais: empresário preparado não se assusta com a concorrência, vira exemplo para ela!




Concluindo, para não ser um camarão que dorme a onda leva você precisa investir em capacitação e inovação, acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais, buscar parcerias e networking, diversificar os produtos e serviços, e ter flexibilidade e resiliência para se adaptar aos desafios.

Com essas 5 estratégias de sucesso, você vai deixar de ser o camarão que dorme a onda leva, e irá prosperar na sua loja virtual!



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