SEO: O segredo da busca orgânica que posiciona melhor o seu site ou loja virtual

Conteúdo Singular separou as principais informações sobre SEO e como a busca orgânica posiciona melhor o seu site ou loja virtual, uma vez que, seja na pandemia ou em qualquer outra fase econômica é imprescindível afinar as estratégias online.


O que é SEO e para que serve

SEO significa Search Engine Optimization, em português, em outras palavras, otimização para motores de busca, feito por meio de uma série de ajustes de conteúdo, sendo eles, textos, vídeos, áudios, e qualquer outra mídia que estiver contida em um site ou loja virtual.


Quando se fala em otimizar, é tornar favorável tudo que temos ao nosso dispor para obtermos o melhor resultado, então, aplicar SEO na busca orgânica, certamente, vai trazer o melhor posicionamento do site ou loja virtual.


Eu mesma, para fazer esse texto usei estratégias que melhorassem a entrega desse conteúdo na busca orgânica, que caso não saiba, significa aparecer nos primeiros resultados dos motores de busca, onde o mais usado é Google Chrome.


Então, quando se trata de escrever para blogs, sites e até mesmo para e-commerce, as coisas são mais profundas do que se parece, exigindo pesquisa e prática do redator para que que o objetivo de determinado conteúdo seja alcançado.


SEO Para E-commerce

E agora, falar de algo que é muito interessante (para mim como redatora e que deve ser também para o dono de loja virtual), que é SEO para e-commerce.


Bem, ter uma loja virtual atualmente, não significa muita coisa se você não usar das técnicas e outros recursos que diferencie sua loja da do concorrente. E nem falemos de qualidade que não é diferencial, assim como o preço.


Então, o SEO para e-commerce funciona tal como para um blog, mas com detalhes extras que auxiliem não somente nos resultados, mas também que facilite a decisão de compra do cliente.


Por isso, imagens e descrição do produto é o mínimo para começar a aplicar o SEO para e-commerce, que a partir daí, uma série de informações serão dispostas com o intuito de facilitar e aumentar as expectativas do cliente, que mais que comprar, precisa também se sentir seguro para isso.


Estratégias de SEO

Pois bem, imagine que dar um passo em ter um site na internet é bem importante! E usar das estratégias de SEO, ajuda a valorizar ainda o investimento realizado.


· Conteúdos audiovisuais, precisam conter nomes que correspondam ao produto e a loja;


· Em cada produto, é importante conter um título chamativo ou que corresponda a algo muito pesquisado pelos consumidores, o que chamamos de palavra-chave;


· A descrição deve ter um tom de conversa que seja de acordo com o público daquele produto, e permita-se ir além, colocando dicas de como usar, sugestão de presente;


· Use as estratégias de SEO também na categoria, que sem dúvida, vai posicionar melhor o seu site ou loja virtual, utilizando nomes comuns ao linguajar do público, onde mais uma vez, te ajuda nos resultados orgânicos;


Isso é o básico e deve ser feito em todos os produtos cadastrados na loja virtual, e sempre que possível, fazer uma atualização das informações, garante que seu e-commerce aparece em posições melhores que a de seus concorrentes.


Mas fazendo dessa forma, juntamente com outras estratégias de negócio e marketing, a sua loja virtual pode se destacar e ganhar relevância para o google, sendo isso, um grande avanço.


Quando o google ou outro buscador encontra que seu site possui uma série de detalhes que contribuem para a experiência do cliente, ele mantém o seu domínio nas primeiras posições, que favorece as vendas e satisfação do usuário da internet.


Busca orgânica X Busca paga

A busca orgânica tem seu valor e é fundamental, tanto quanto é a busca paga, isso porque, é preciso criar meios que ampliem as oportunidades de venda e que não se encontre muitos concorrentes, e é aí que entra os anúncios patrocinados no Google, Youtube e até mesmo no Facebook Ads.


Nada mais incrível reunir de forma segmentada e com um valor acessível compradores e vendedores, onde demanda e necessidade se equilibram.


Então, utilizar esse tipo de estratégia que complementa o SEO e a busca orgânica, é SEM Search Engine Marketing, ou seja, estratégias de marketing com foco e mídias pagas, como o Google Shopping e anúncios de links patrocinados, por exemplo.


É claro que dentro do SEM, é possível usar as técnicas de SEO, e feitos por um profissional que entenda de tráfego pago, os resultados são animadores.


SEM - Search Engine Marketing é muito interessante e pode ser feito esporadicamente, conforme os recursos financeiros da empresa, sobretudo, quando há alguma campanha em data sazonal, novidades, promoções e na Black Friday, comum entre as grandes varejistas do mercado brasileiro.



Segredos do Google para posicionar melhor a sua loja virtual

E para o final, separei algumas dicas maravilhosas que complementam o SEO para e-commerce, que vão favorecer ao máximo sua loja virtual e que você empreendedor deve considerar!


Otimização de site

O Google, e claro o cliente, preza pela boa experiência de navegação, e para isso, o site deve ter carregamento rápido, páginas feitas para boa visualização em smartphones, que ainda seja pensada em pessoas com deficiência, são um grande diferencial.


Portanto, contar com um desenvolvedor web para site wordpress, por exemplo, ou para sites em html, faz toda a diferença, entre vender e não compreender a razão da desistência dos clientes durante a jornada de compra.


Além disso, esse profissional é fera em fazer uma auditoria de seu loja virtual e que ainda pode te ajudar com todos os itens a seguir.


Site seguro

Em primeiro lugar, um site para ser seguro deve ser o que se inicia com https//: que significa possuir o mínimo de segurança para navegação.


No caso de lojas online que realizam transação interna, sem redirecionamento para bancos online, a certificação de segurança deve ser criptografada, algo que merece investimento, mas que protege a loja e seus clientes de roubos de dados.


Páginas indexadas do Google e linguagem de marcação XML

Nossa Glaucia, o que é que é isso? Calma, rs!


Bem para seu site estar visível no Google, é preciso que ele esteja indexado, correto, e isso você pode conferir nas configurações do site no painel de controle de onde ele está hospedado ou painel wix, ou wordpress.


É algo relativamente simples, deixar o site visível, entretanto, quando se fala de e-commerce, pode ser que algumas páginas não sejam favoráveis nos resultados de busca e você pode desativá-las, contribuindo para resultados menos poluídos e mais relevantes ao consumidor e ao buscador.


Quanto a linguagem de marcação XML é tipo a cobertura extra do MacDonald’s que se você incluir o mapa XML do site (isso você faz no Google Search Console que pode ficar integrado aos dados do seu site), ajudará a entender melhor o mecanismo de funcionamento das páginas, tanto na versão mobile, quanto no desktop.


SEO: O segredo da busca orgânica que posiciona melhor o seu site ou loja virtual

Concluindo esse artigo, sei que muitos não entenderão muitos dos termos e mecanismos citados, mas tudo bem.


O que é importante mesmo, é saber que ter um site com loja virtual, é de grande responsabilidade, onde pessoas querem se sentir seguras e satisfeitas com sua experiência de navegação e de compra.


O Google é uma empresa que preza pela qualidade e relevância das informações, logo, somente dessa forma é que uma empresa cresce na internet.


Eu sou a Glaucia da Conteúdo Singular e posso te ajudar a entender melhor sobre o que foi dito de SEO e o segredo da busca orgânica que posiciona melhor o seu site ou loja virtual, basta entrar em contato por WhatsApp e enviar sua dúvida.

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